Últimas Notícias

Entidade quer ir ao STF para Bolsa cobrar diversidade em grandes empresas

Autor: João José Oliveira Data da postagem: 09:57 26/10/2020 Visualizacões: 28 Qual o problema com a Bolsa e os negros? Uma entidade do movimento negro ameaça recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para obrigar a Bolsa de Valores a estimular a inclusão racial e de gênero nas principais empresas do Brasil. As empresas com ações na Bolsa têm de cumprir uma série de regras. A Educafro quer que a questão da inclusão seja considerada também. A entidade entende que a Bolsa não dialoga e vê racismo estrutural no mercado. O…

Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

A pandemia de #COVID19 revela cotidianamente a #desigualdaderacial no acesso a direitos básicos como saúde, saneamento e trabalho, e tornou a #populaçãonegra e periférica a mais vulnerável à pandemia. É urgente o compromisso e a efetivação de políticas que promovem a equidade em saúde e estabeleça ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças na população negra. No dia de hoje, celebramos o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data busca mobilizar os profissionais de saúde para demandas específicas da população negra, buscando promover a equidade em saúde. A Política…

Afropunk: cena musical baiana representa o Brasil no festival; saiba como foi

Edição online e brasileira do evento aconteceu no fim de semana e reuniu nomes como Attooxxa, Majur, Carlinhos brown e Hiran; curadoria foi feita pela cantora Larissa Luz Texto: Victor Lacerda | Edição: Nataly Simões | Imagem: Reprodução Com quinze anos de edições marcantes para a cultura negra mundial, o Festival Afropunk chegou ao Brasil pela primeira vez, em edição online, no último final de semana. Foram três dias (23, 24 e 25) de música, estilo e rodas de conversa. Tudo isso representa bem a proposta afrofuturista do festival, que…

Bando do Teatro Olodum celebra 30 anos de representação negra

Grupo baiano faz espetáculos em que ressalta a expressão negra nas artes cênicas; entre os atores que passaram pelo bando estão Lázaro Ramos, Jorge Washington, Érico Brás, Leno Sacramento e Sérgio Laurentino Texto: Guilherme Soares Dias | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação O Bando de Teatro Olodum completa 30 anos encenando a negritude nos palcos e formando atores conscientes de sua história. O grupo ressalta nas redes sociais que são três décadas ininterruptas defendendo um projeto de expressão negra coletiva nas artes cênicas. O Bando abre caminhos e faz história a cada montagem, filme…

CEERT fala sobre a relação entre trabalho infantil e racismo em evento da OAB

No dia 6 de outubro, Daniel Teixeira, diretor do CEERT, participou do Congresso: ECA 30 anos, organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O tema do painel online foi Trabalho infantil, aprendizagem e proteção a mães e pais trabalhadores. Além de Teixeira, participaram Guilherme G. Feliciano, professor da Universidade de São Paulo (USP), Ana Elisa A. B. Segatti, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT); Isa de Oliveira, Secretária-Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho…