Últimas Notícias

Alisamento, corte químico, tranças e turbantes: Do processo racista ao coroamento estético-racial

Eu sou Lorena Lacerda (@lorenlacre): mulher, negra, cis, soteropolitana militante, feminista negra, museóloga de formação, trabalho numa escola Afro-brasileira chamada Escolinha Maria Felipa, localizada em Salvador. Escrevo textos para internet sobre feminismo, antirracismo, estética, moda e política. Amo música e sou colecionadora de vinis. Dentro do universo da cultura do vinil, eu pauto sobre a representatividade das mulheres dentro da cena que, ainda, infelizmente, é muito machista e racista como em qualquer esfera social. Dentro ainda do que eu sou, também exerço o ofício ancestral e político de ser turbanteira….

Podcast: Os desafios da intersecção da luta de mulheres trans negras, com Alessandra Ramos, ativista de direitos e presidente do Instituto Transformar Shelida Ayana.

Podcast: Os desafios da intersecção da luta de mulheres trans negras, com Alessandra Ramos, ativista de direitos e presidente do Instituto Transformar Shelida Ayana. – Criola Nós utilizamos cookies para nos ajudar a medir a eficácia dos anúncios e pesquisas na web, oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo e publicidade. Saiba mais acessando nossa Politica de privacidade. Política de privacidade e cookies

Auxílio emergencial: Protesto pela volta do benefício leva marmitas vazias à Avenida Paulista

Autor: Redação Valor Econômico Data da postagem: 14:18 22/02/2021 Visualizacões: 31 Manifestação se concentrou em frente à sede do Banco Central, em São Paulo  Representantes de entidades do movimento negro fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (18) na Avenida Paulista, em São Paulo, pela prorrogação do auxílio emergencial no valor de R$ 600 até o fim da pandemia. Marmitas vazias eram mostradas, sob gritos de “tem gente com fome”. Coordenada pela Coalizão Negra de Direitos, a manifestação se concentrou em frente à sede do Banco Central em São Paulo….

Sobre corpos que não se encaixam: as peças sobrantes de um quebra-cabeça exposto em rede nacional

Talvez, no fim, seja só sobre isso, sobre espaços que não nos cabem, onde nunca fomos aceitos. Não fomos aceitos na casa grande, e nem conseguimos sobreviver a ela, muito menos aos senhores, as sinhazinhas e aos capitães do mato. Muitos de nós tentaram, iludidos pelo brilho nos olhos de se alimentar com os restos de banquetes, ou de dormir nos pequenos cômodos dentro da casa grande. Corpos que invariavelmente foram vilipendiados, usados, expostos e também marcados pelo açoite e pelo extermínio, mesmo que tardio, se comparado aos corpos habitantes…

Programa Prosseguir: Terceira edição recebe mais de 2000 inscrições de jovens universitários

A terceira edição do Programa Prosseguir recebeu 2410 inscrições de jovens universitários de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. A lista de selecionados será divulgada na última semana de fevereiro. Idealizado pelo CEERT, o Programa tem como objetivo desenvolver futuras lideranças negras, apoiando universitários de baixa renda, por meio de estratégias de fortalecimento e permanência acadêmica, além de promover o ingresso qualificado no mundo do trabalho. Ao todo, em 2021, serão 60 bolsas mensais no valor de R$ 600,00, além de atividades formativas, com enfoque em liderança, preparação para…

Como iniciativas buscam dar visibilidade a cientistas negros

Como iniciativas buscam dar visibilidade a cientistas negros – Associações e projeto que faz ponte com jornalistas procuram ajudar a divulgar trabalho feito por pesquisadores negros e negras no Brasil – historicamente invisibilizados pelo racismo estrutural.A revista científica americana Cell trouxe recentemente um alerta, assinado por reitores, catedráticos e professores acadêmicos dos EUA, sobre as disparidades de apoio a projetos de pesquisas coordenados por cientistas negros. De acordo com o artigo, publicado na edição de 26 de janeiro, pesquisadores negros ganham 55% do que seus colegas brancos com desempenho semelhante….